Autoras e Autores

Heduardo Kiesse                                     


















Heduardo Kiesse nasceu em 1978 em Angola.
Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e é licenciado em Filosofia pela mesma Universidade.
Vive em Lisboa.
Dedica-se à poesia visual desde 2007 e já rea­li­zou algumas exposições em Portugal.

Página no facebook: facebook.com/ParadoXos



Horácio Santos (Lalaxu)                          
















Horácio Santos (Lalaxu) nasceu na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde.
Desde menino, sentado numa pedra, ouvia his­tórias da mãe, da tia e do célebre contador Tchá di Nha Maria Branca que foi seu mestre durante a vida inteira.
Lalaxu contou histórias a públicos muito diversos ao longo da sua vida, mas foi nos anos 90 que esta pai­xão se tornou na sua ocupação principal em Por­tugal.

Blogue de Horácio Santos aqui.



May Ayim                                               



















Pseudónimo de Sylvia Opitz. Nasceu a 3 de Maio de 1960, em Hamburgo e suicidou-se a 9 de Agosto de 1996, em Berlim.
Figura ícone da comunidade afro-alemã, era poeta, pedagoga e activista do movimento negro alemão, com grande influência nos movimentos anticolonialistas e anti-racistas.
Escreveu temas políticos e científicos sobre os preconceitos e o racismo sofridos pelos afro-alemães, estando em contacto permanente com grandes ativistas do movimento negro de vários continentes.
Os seus textos poéticos cortantes fazem parte da vanguarda do spoken word na Alemanha a partir dos anos 80.
Filha do estudante de medicina ganês Emmanuel Ayim e da alemã Ursula Andler, foi acolhida e criada por uma família alemã. Após uma viagem ao Gana, onde conheceu a família paterna, adoptou o pseudónimo May Ayim.



Chiquinha                                               

Chiquinha (Francisca Nzenze de Meireles) nasceu em Janeiro de 1978 em Luanda.
Viveu em Portugal dos 1 aos 13 anos, altura em que voltou para Angola.
Em Angola fez o curso médio de Jornalismo e o curso superior de Relações Internacionais.
Trabalhou como repórter e redactora na LAC - Luanda Antena Comercial.
O interesse pelo desenho sempre existiu, a escrita surgiu depois do nascimento do seu primeiro filho, para quem escreveu um livro que foi editado em Angola pela editora Nzila.
Actualmente trabalha como ilustradora (colaborou com a revista África Imoyé-Brasília) e tem uma página no facebook com cerca de 20 mil seguidores.
Também tem trabalhado em livros infantis, produzindo sempre o que mais gosta: desenhos e histórias.
Vive no Brasil (em Brasília) há sete anos.


12 Poetas de São Tomé e Príncipe         

Humbah Aguiar

Nasceu em S. Tomé e viveu parte da sua infância em Angola (Luanda). Depois de ter concluído o 11.º ano do pré-universitário no Liceu Nacional de S. Tomé e Príncipe, onde também foi professor de Geografia, foi para Portugal completar os estudos. Em Aveiro completou o 12.º ano e em Lisboa frequentou o curso de Direito da Universidade Moderna de Lisboa.
Escreve artigos de críticas sociopolíticas dirigidas à sociedade são-tomense.
Tem dois livros publicados: «Morre Um Pedaço de Mim poemas de Dr. Gaivota» (poesia) e «Na luta pelo poder» (romance).
Está a fazer o curso de Direito na Leeds Beckett Univesity.


Ivys Martinho (pseudónimo de Áurea Carvalho Martinho)

Nasceu na cidade capital de S.Tomé e Príncipe em Chácara, em 1992. Formada em Turismo pela escola profissional de Pombal (ETAP) em Portugal.
Vive actualmente em Almada.
E-mail: aurea-dcm@live.com.pt


Ludger Carvalho

Nasceu no distrito de Lobato, há 28 anos, e reside actualmente no Seixal, em Portugal. Em 2007 viajou para Portugal e fez uma formação na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal que terminou em 2010. Actualmente é estudante do curso de Gestão de Empresas na Universidade de Lusófona em Lisboa.
Lançou, em 2015, o seu primeiro livro de poesia «A Minha Palavra».
Contactos:
http://lc-aminhapalavra.blogspot.pt
https://www.facebook.com/ludger.carvalho


Lucy Amado

Nasceu em São Tomé em 1993. Fez os estudos primários na Escola de Oquê-Del-Rei e secundários na Escola Preparatória Patrice Lumumba e no Liceu Nacional.
Em 2010, após concluir o 11.º ano, matriculou-se no curso de Licenciatura em Turismo na actual Universidade São Tomé e Príncipe (Ex ISP) onde se encontra a concluir os estudos.
É secretária da Rádio Jubilar, Emissora Católica de São Tomé e Príncipe, desde 2012.


Cláudio da Silva Almeida (pseudónimo)

Nasceu em 1989 na Cidade de São Tomé. Em 2009 emigrou para Portugal onde tirou o curso profissional de Técnico de Serviços Jurídicos e o Curso de Especialização na área de Técnico de Logística. Reside actualmente na Brandoa (Amadora) e é operador de armazém numa empresa de Logística. Foi um dos membros fundadores da Associação de Estudantes Santomenses Residentes na Figueira da Foz. É escritor, poeta, cantor e compositor. Foi premiado em vários concursos de poesia em S. Tomé e Príncipe e em Portugal. Classifica os seus poemas como «psicossociófilosóficos».
E-mail: as.andreza@hotmail.com 


Emil Veloso

Nasceu em 1989 na cidade de S. Tomé e viajou para Portugal em 2007 para estudar. Tirou o curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos na Escola Profissional Beira-Aguieira (Mortágua - Viseu) e encontra-se actualmente no 4.º ano do Mestrado Integrado em Eng.ª Informática na FCT/UNL (Torre de Caparica - Setúbal).
Em 2009, cinco poemas seus foram incluídos numa antologia de poesia dos alunos de Mortágua.
E-mail: emil_516@hotmail.com


Edgar Faustino

Nasceu no meio do mundo na capital da paradisíaca ilha de São Tomé em 1947.
Não terminou o Curso Complementar dos Liceus e deixou a sua terra natal para fazer o serviço militar obrigatório na província de Angola.
O gosto pela poesia, que começou no fim da década de sessenta, tem um percurso que chega aos nossos dias. As vivências da violência da guerra colonial, a adaptação a uma nova sociedade em Angola e, mais tarde, em Portugal, depois da década de oitenta, são a sua principal musa.
Tem uma edição de autor de poemas seus.
E-mail: faustinoedgar9@gmail.com


Angela Barros Cardoso

Natural de São Tomé e Príncipe, nasceu em 1965.
Reside no Luxemburgo.
E-mail:  gegeperola@hotmail.com




Mário Lopes

Nasceu em São Tomé e vive em Portugal.
Pertenceu à União Literária, Artística e Juvenil (Ulaje - Clube Unesco) e ao Movimento de Ação dos Jovens da ASPF (Associação Santomense para a Promoção Familiar). Foi embaixador de São Tomé e Príncipe na Social Intelligence Platform (EUA) e Curador da Rádio “Somos Todos Primos”.
Foi co-fundador do STP Digital (Agência de Informação e Comunicação Social) e é orador convidado em conferências e congressos.
Foi vencedor, na categoria de poesia, no Concurso Literário “Escrever em Português” 2008/2009, em S. Tomé e Príncipe.
Escreve regularmente para vários jornais nacionais e internacionais.
E-mail: mariolopes@stpdigital.net


Rither Tavares (pseudónimo de Ridelgil de Carvalho Tavares)

Nasceu em 1991 em Queluz - S. Tomé. Concluiu os estudos secundários no Liceu Nacional de S. Tomé e Príncipe e licenciou-se em Direito na Universidade Lusíada de S. Tomé e Príncipe.
Actualmente é aluno de Mestrado em Direito, na área das Ciências Jurídico-empresariais, na Universidade Lusíada de Lisboa e vive na Amora.
E-mail: rither.tavares8@gmail.com


Orlando Piedade

Nasceu em São Tomé em 1974. É Mestre em Engenharia Informática pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desenvolve a sua actividade profissional em Sistemas de Informação.
É autor dos romances «O Amor Proibido» (2011) e «Os Meninos Judeus Desterrados» (2014), ambos sobre a História de São Tomé e Príncipe.
E-mail: opiedade@gmail.com


Lord Strike (Ermelindo Quaresma)

Nasceu em Conceição, São Tomé, em 1972. Aos nove anos emigrou para Angola onde teve o seu primeiro contacto com a cultura Hip-Hop. Em 1991 partiu para Portugal. Gravou o seu primeiro vídeo-clip com o rapper Thugs e participou, em 2005, no álbum de rap “Putos Qui a Ta Cria”.
Participou em vários intercâmbios internacionais de Hip-Hop. Através da Associação Cultural Moinho da Juventude, onde trabalha, participou em vários álbuns como rapper e director de produção. Em 2012 apresentou o seu primeiro trabalho a solo “Negritude”.
E-mail: ermelindo.quaresma@gmail.com

No comments:

Post a Comment