Heduardo Kiesse
Heduardo Kiesse nasceu em 1978 em Angola.
Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e é licenciado em Filosofia pela mesma Universidade.
Vive em Lisboa.
Dedica-se à poesia visual desde 2007 e já realizou algumas exposições em Portugal.
Página no facebook: facebook.com/ParadoXos
Horácio Santos (Lalaxu)
Horácio Santos (Lalaxu) nasceu na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde.
Desde menino, sentado numa pedra, ouvia histórias da mãe, da tia e do célebre contador Tchá di Nha Maria Branca que foi seu mestre durante a vida inteira.
Lalaxu contou histórias a públicos muito diversos ao longo da sua vida, mas foi nos anos 90 que esta paixão se tornou na sua ocupação principal em Portugal.
Blogue de Horácio Santos aqui.
May Ayim
Pseudónimo de Sylvia Opitz. Nasceu a 3 de Maio de 1960, em Hamburgo e suicidou-se a 9 de Agosto de 1996, em Berlim.
Figura ícone da comunidade afro-alemã, era poeta, pedagoga e activista do movimento negro alemão, com grande influência nos movimentos anticolonialistas e anti-racistas.
Escreveu temas políticos e científicos sobre os preconceitos e o racismo sofridos pelos afro-alemães, estando em contacto permanente com grandes ativistas do movimento negro de vários continentes.
Os seus textos poéticos cortantes fazem parte da vanguarda do spoken word na Alemanha a partir dos anos 80.
Filha do estudante de medicina ganês Emmanuel Ayim e da alemã Ursula Andler, foi acolhida e criada por uma família alemã. Após uma viagem ao Gana, onde conheceu a família paterna, adoptou o pseudónimo May Ayim.
Chiquinha
Viveu em Portugal dos 1 aos 13 anos, altura em que voltou para Angola.
Em Angola fez o curso médio de Jornalismo e o curso superior de Relações Internacionais.
Trabalhou como repórter e redactora na LAC - Luanda Antena Comercial.
O interesse pelo desenho sempre existiu, a escrita surgiu depois do nascimento do seu primeiro filho, para quem escreveu um livro que foi editado em Angola pela editora Nzila.
Actualmente trabalha como ilustradora (colaborou com a revista África Imoyé-Brasília) e tem uma página no facebook com cerca de 20 mil seguidores.
Também tem trabalhado em livros infantis, produzindo sempre o que mais gosta: desenhos e histórias.
Vive no Brasil (em Brasília) há sete anos.
12 Poetas de São Tomé e Príncipe
Nasceu em S. Tomé e viveu parte da sua infância em Angola (Luanda). Depois de ter concluído o 11.º ano do pré-universitário no Liceu Nacional de S. Tomé e Príncipe, onde também foi professor de Geografia, foi para Portugal completar os estudos. Em Aveiro completou o 12.º ano e em Lisboa frequentou o curso de Direito da Universidade Moderna de Lisboa.
Escreve artigos de críticas sociopolíticas dirigidas à sociedade são-tomense.
Tem dois livros publicados: «Morre Um Pedaço de Mim poemas de Dr. Gaivota» (poesia) e «Na luta pelo poder» (romance).
Está a fazer o curso de Direito na Leeds Beckett Univesity.
Ivys Martinho (pseudónimo de Áurea Carvalho Martinho)
Nasceu na cidade capital de S.Tomé e Príncipe em Chácara, em 1992. Formada em Turismo pela escola profissional de Pombal (ETAP) em Portugal.
Vive actualmente em Almada.
E-mail: aurea-dcm@live.com.pt
Ludger Carvalho
Nasceu no distrito de Lobato, há 28 anos, e reside actualmente no Seixal, em Portugal. Em 2007 viajou para Portugal e fez uma formação na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal que terminou em 2010. Actualmente é estudante do curso de Gestão de Empresas na Universidade de Lusófona em Lisboa.
Lançou, em 2015, o seu primeiro livro de poesia «A Minha Palavra».
Contactos:
http://lc-aminhapalavra.blogspot.pt
https://www.facebook.com/ludger.carvalho
Lucy Amado
Nasceu em São Tomé em 1993. Fez os estudos primários na Escola de Oquê-Del-Rei e secundários na Escola Preparatória Patrice Lumumba e no Liceu Nacional.
Em 2010, após concluir o 11.º ano, matriculou-se no curso de Licenciatura em Turismo na actual Universidade São Tomé e Príncipe (Ex ISP) onde se encontra a concluir os estudos.
É secretária da Rádio Jubilar, Emissora Católica de São Tomé e Príncipe, desde 2012.
Cláudio da Silva Almeida (pseudónimo)
Nasceu em 1989 na Cidade de São Tomé. Em 2009 emigrou para Portugal onde tirou o curso profissional de Técnico de Serviços Jurídicos e o Curso de Especialização na área de Técnico de Logística. Reside actualmente na Brandoa (Amadora) e é operador de armazém numa empresa de Logística. Foi um dos membros fundadores da Associação de Estudantes Santomenses Residentes na Figueira da Foz. É escritor, poeta, cantor e compositor. Foi premiado em vários concursos de poesia em S. Tomé e Príncipe e em Portugal. Classifica os seus poemas como «psicossociófilosóficos».
E-mail: as.andreza@hotmail.com
Emil Veloso
Nasceu em 1989 na cidade de S. Tomé e viajou para Portugal em 2007 para estudar. Tirou o curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos na Escola Profissional Beira-Aguieira (Mortágua - Viseu) e encontra-se actualmente no 4.º ano do Mestrado Integrado em Eng.ª Informática na FCT/UNL (Torre de Caparica - Setúbal).
Em 2009, cinco poemas seus foram incluídos numa antologia de poesia dos alunos de Mortágua.
E-mail: emil_516@hotmail.com
Edgar Faustino
Nasceu no meio do mundo na capital da paradisíaca ilha de São Tomé em 1947.
Não terminou o Curso Complementar dos Liceus e deixou a sua terra natal para fazer o serviço militar obrigatório na província de Angola.
O gosto pela poesia, que começou no fim da década de sessenta, tem um percurso que chega aos nossos dias. As vivências da violência da guerra colonial, a adaptação a uma nova sociedade em Angola e, mais tarde, em Portugal, depois da década de oitenta, são a sua principal musa.
Tem uma edição de autor de poemas seus.
E-mail: faustinoedgar9@gmail.com
Angela Barros Cardoso
Natural de São Tomé e Príncipe, nasceu em 1965.
Reside no Luxemburgo.
E-mail: gegeperola@hotmail.com
Mário Lopes
Nasceu em São Tomé e vive em Portugal.
Pertenceu à União Literária, Artística e Juvenil (Ulaje - Clube Unesco) e ao Movimento de Ação dos Jovens da ASPF (Associação Santomense para a Promoção Familiar). Foi embaixador de São Tomé e Príncipe na Social Intelligence Platform (EUA) e Curador da Rádio “Somos Todos Primos”.
Foi co-fundador do STP Digital (Agência de Informação e Comunicação Social) e é orador convidado em conferências e congressos.
Foi vencedor, na categoria de poesia, no Concurso Literário “Escrever em Português” 2008/2009, em S. Tomé e Príncipe.
Escreve regularmente para vários jornais nacionais e internacionais.
E-mail: mariolopes@stpdigital.net
Rither Tavares (pseudónimo de Ridelgil de Carvalho Tavares)
Nasceu em 1991 em Queluz - S. Tomé. Concluiu os estudos secundários no Liceu Nacional de S. Tomé e Príncipe e licenciou-se em Direito na Universidade Lusíada de S. Tomé e Príncipe.
Actualmente é aluno de Mestrado em Direito, na área das Ciências Jurídico-empresariais, na Universidade Lusíada de Lisboa e vive na Amora.
E-mail: rither.tavares8@gmail.com
Orlando Piedade
Nasceu em São Tomé em 1974. É Mestre em Engenharia Informática pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desenvolve a sua actividade profissional em Sistemas de Informação.
É autor dos romances «O Amor Proibido» (2011) e «Os Meninos Judeus Desterrados» (2014), ambos sobre a História de São Tomé e Príncipe.
E-mail: opiedade@gmail.com
Lord Strike (Ermelindo Quaresma)
Nasceu em Conceição, São Tomé, em 1972. Aos nove anos emigrou para Angola onde teve o seu primeiro contacto com a cultura Hip-Hop. Em 1991 partiu para Portugal. Gravou o seu primeiro vídeo-clip com o rapper Thugs e participou, em 2005, no álbum de rap “Putos Qui a Ta Cria”.
Participou em vários intercâmbios internacionais de Hip-Hop. Através da Associação Cultural Moinho da Juventude, onde trabalha, participou em vários álbuns como rapper e director de produção. Em 2012 apresentou o seu primeiro trabalho a solo “Negritude”.
E-mail: ermelindo.quaresma@gmail.com
No comments:
Post a Comment